Arquivos
Hiperligações
Notas
Contacto Directo: emringue@gmail.com
Redactor: António P. Chaparro

Em Ringue baseia parcialmente o seu conteúdo na informação divulgada pelas seguintes fontes de informação:
PWInsider, PWInsider Extra, PWTorch, MMATorch, Wrestling Observer Newsletter, ProWrestling.net, Gerweck.net, WWE Magazine, WWE.com, TNAWrestling.com, ROH Wrestling.com, Chikarapro.com, ProWrestlingGuerrilla.com, entre outros utilizados esporadicamente.

Em Ringue é um projecto destinado à divulgação e promoção de informação ligada ao wrestling profissional e mixed martial arts, sem fins lucrativos. Em Ringue não endorsa nem está afiliado com qualquer promoção de wrestling ou mixed martial arts. Alguns dos nomes aqui usados podem ser propriedade intelectual de alguma empresa. Em Ringue não os usa de forma ilegal nem para lucro.

Este template foi optimizado para funcionar em Firefox 2 (ou superior) e Internet Explorer 7 (ou superior). Para obter os melhores resultados use um dos dois.

Em Ringue sugere a utilização do Sistema Operativo GNU/UNIX Ubuntu. É grátis e compatível com todas as arquitecturas de computador existentes.

Template elaborado por Skywriter's Designs™
O módulo SD-BAR™ é um exclusivo Skywriter's Designs™ e não pode ser alterado.
sábado, 26 de janeiro de 2008
Em Ringue com... Luís Salvador da SWWE
Aqui estreia a primeira iniciativa regular que Em Ringue levará a cabo todos os meses - "Em Ringue com...". A primeiro convidado é o Salvador, que tem o seu projecto SWWE já a caminho dos seus dois anos, onde responde às minhas questões sobre um mão cheia de temas, decerto do vosso interesse. Espero que gostem e façam chegar o vosso feedback.

- O que pensaste quando leste o e-mail que te enviei a convidar para uma entrevista no Em Ringue?

Fiquei surpreendido, não estava minimamente à espera de tal coisa… A SWWE nunca teve muita ligação aos Blogs da Blogger (ou Blogspot se preferirem) e por isso não estava à espera que o Em Ringue (Blog na Blogger) viesse à SWWE convidar-me para uma entrevista. Aceitei a proposta de entrevista com algumas limitações (o áudio, por exemplo…) mas gostei e é uma oportunidade de levar um pouco mais a SWWE aos Blogs da Blogger.

- A que altura, e porque motivos, resolves aventurar-te na criação do SWWE? Foi o teu primeiro projecto do género?

Foi o meu primeiro e o meu único projecto de Wrestling. Ao início decidi criar um Blog na Sapo, para postar umas coisas de Wrestling (altura em que eu não sabia que existiam mais Blogs de Wrestling, era completamente inexperiente nisto e não conhecia nada…). O Blog chamava-se “WWE by El Salvador”, que era o meu nick! Apenas depois de receber uns comentários no Blog com links de outros Blogs é que me apercebi e que não estava sozinho nisto do Wrestling e resolvi começar a desenvolver mais o meu Blog até ao dia que passei a Site. Já o Site levava uns 10 meses resolvi abandonar o nome “WWE by Salvador” (tinha mudado meses antes) e passá-lo a SWWE, uma coisa mais geral, praticamente sem significado (depois viríamos a encontrar um nome para a sigla, como Successfull Wrestling Website Ever, mas nunca se tornou “oficial”). Resumindo, os motivos que me levaram a aventurar nisto foram praticamente nenhuns, pois apenas me apeteceu criar um Blog… xD

- Já agora, por curiosidade. Porquê o S junto a WWE (SWWE), e não outro nome?

Já expliquei mais ou menos na questão anterior! Enquanto éramos “WWE by El Salvador” tivemos uma Fed de seu nome “SWWE” (Salvador World Wrestling Entertainment) que acabou e mais tarde veio a dar nome ao Site em si! Mas, quanto ao Site, não a sigla não significava absolutamente nada, ao contrário da Fed. Mais tarde, fizemos um concurso para encontrar um significado para a sigla e surgiu “Successfull Wrestling Website Ever”, foi o escolhido, mas nunca chegou a tornar-se oficial. O S antes de WWE não tem assim muito significado, não digam que é S de Salvador, pois não é, pode ser S de Sucesso talvez!

- Em que moldes editoriais lançaste o SWWE? Ainda te baseias nos mesmos ou foste alterando consoante a necessidade dos teus visitantes ou a tua própria evolução?

Moldes editoriais? Se falas em crónicas, a SWWE nunca foi muito rica em textos. Recentemente tem algumas crónicas, mas nada que se compare com crónicas do Galáxia, e por aí fora… Se falas em Blog/Site, a “SWWE” nasceu de certa forma em Blog, passou a Site, viu nascer um Fórum e viu nascer um outro Blog para as publicações diárias de noticias… Se falas da evolução da SWWE em geral, fui sempre tentando evoluir aos poucos, nunca radicalmente, fazendo umas alterações ali e acolá e de vez em quando trocando o template. Mas neste momento acho que a SWWE está boa e não necessita de muitas melhoras a nível de Design…

- Salvador, revela como conheceste os actuais colaboradores do SWWE, se foi fácil encontrá-los, e qual o historial deles antes de entrarem para o projecto. E já agora também as funções que cada um deles desempenha na equipa.

Durante meses fui eu o único a gerir o “WWE by El Salvador” ou “WWE by Salvador”, mas quando entraram novos colaboradores, passei a “SWWE”. Os primeiros colaboradores foram amigos meus (pessoais). Mais tarde, entraram outros, uns bons e que se aguentaram bastante tempo a tentar evoluir o projecto, outros que apenas ajudaram durante algumas semanas, mas mesmo assim ajudaram! Já tivemos desde 1 colaborador (eu) a 20 e poucos colaboradores, mas neste momento somos apenas 9, mas bons! Muitos dos colaboradores que a SWWE teve não tinha qualquer historial, foram apenas visitantes que passaram pelo Fórum, mostraram o que valiam e entraram para o Staff para desempenhar algumas funções. Dos actuais 9 colaboradores, um deles eu, temos o FS619 e ONU que se dedicam às Biografias e o ONU também às notícias. Temos o Silver e o X3M.V que são dois grandes moderadores no SWWE Fórum e cada um com o seu espaço de escrita no Site, dois jovens, são o meu braço direito e o meu braço esquerdo (por assim dizer). Temos também o Euklides e a Amy, moderadores também no SWWE Fórum, mas o Euklides também com um espaço de escrita no Site. Temos ainda o Vistaker e o Félix que se dedicam apenas a crónicas.

- Os teus colaboradores são assediados por outros projectos ou até é algo que não acontece com regularidade?

Já tivemos algumas situações desse tipo, mas tentamos sempre resolver as coisas pelo melhor. Já tivemos situações em que um colaborador abandona a SWWE para criar o seu próprio projecto, já tivemos situações em que um colaborador abandona a SWWE para se ir juntar a um projecto já existente e já tivemos situações de alguns colaboradores se chatearem com a SWWE (em si) e abandonarem-na! São coisas que acontece, entradas e saídas de colaboradores é uma coisa normal, mas tentamos sempre manter os melhores cá dentro como é normal também.

- Enumera os três principais marcos, que na tua opinião, são de maior relevo em todo o tempo de actividade do SWWE.

Três coisas que mais sucesso deram à SWWE? Talvez o Site/Blog (sempre actualizado e com as noticias a toda a hora), o Fórum (que apesar de muita confusão e muitos problemas técnicos, fomos o primeiro projecto de Wrestling português a ter Site e Fórum ao mesmo tempo, se não estou em erro) e finalmente, para terminar a SWWE Fed (uma Fed dentro do Fórum que durou cerca de 10 meses e deixa algumas saudades)! Agora, falando actualmente, as 3 principais coisas são mesmo o Site, Blog e Fórum! Somos um 3 em 1! ^^

E agora, só no final é que me apercebi que podias estar a falar em 3 datas importantes para a SWWE, sendo assim falo em: Dia em que passámos de Blog a Site, dia em que passámos de “WWE by Salvador” a “SWWE” e o dia em que comemorámos 1 ano. Daqui a uns dias, serão 2 anos!

- Que pessoas e/ou sites, blogs, etc, na internet ou fora dela, tens ou tiveste como inspiração ou exemplo para o teu trabalho?

Todos os dias visito dezenas de Blogs, Sites e Fóruns de Wrestling. Ao longo destes 2 anos inspirei-me sempre naqueles que achei que têm algum sucesso, exemplos de Galáxia, X Booker, WrestlingNoticias, NGW e TWT.

- Quantas horas gastas tu diariamente com a actualização do SWWE? Consideras esse tempo proveitoso para a visibilidade que o site tem pela internet, ou esperavas mais?

Gasto muito, mas varia, dependendo do meu horário escolar… Em média, por semana sou capaz de estar mais de 40 horas no PC, grande parte dessas horas na SWWE. O que dá uma média de 5 horas por dia… ronda isso! Então ao Sábado e ao Domingo é quase o dia todo na SWWE.

- Vamos entrar agora no campo das suposições. Se tivesses possibilidade de te dedicares apenas ao SWWE, o que apresentarias de diferente na página?

Se eu pudesse fazer da SWWE a minha vida, por exemplo, o meu emprego e o meu salário viesse da SWWE, mudava-a em alguns aspectos, por exemplo: comprava um servidor privado e alojava lá a SWWE! Modificava todo o Site, tornando-o mais complexo e mais completo, pois teria tempo para o actualizar, pois não teria “mais nada” para fazer. Melhorava a SWWE em tudo o que podia, pois a SWWE já é uma coisa que faz parte de mim e da qual me vai ser muito difícil separar um dia que seja preciso…

- Ainda no campo das suposições. Se pudesses escolher membros para o SWWE, que estejam noutros projectos ou não actualmente, quais seriam e porquê?

Era bom era, escolheria uns 10 cronistas em conjunto do Galáxia, X Booker e WrestlingNoticias (Orton’s Legacy e Destiny, Kamisas, Deadman41, Sny, The Rock, e companhia…). Trazia o Skywritter (Galáxia) e o Luís.JS (NGW) para desenvolver o Site da SWWE. Trazia o WaR, Brioso, Gamarra, etc do TWT para Administrador e Moderadores do Fórum. Trazia o Puskás, Ghandy e Talionis para actualizarem as Noticias. E finalmente, deixava-me ficar a actualizar o Site (Resultados, etc…)! Era uma “Dream Team”!

- Explica-nos em concreto o que se passou entre o SWWE e o TWT para a união não ter corrido como o inicialmente desejado. Não achaste a união benéfica para o SWWE após estar a funcionar, ou encontraste outro tipo de obstáculos que consideraste não serem um bom caminho a seguir com o SWWE em conjunto?

A SWWE desde sempre teve problemas com o seu Fórum. Nunca tivemos um Fórum estável que durasse vários meses (em excepção de um que durou 4 meses)! Durante o mês de Agosto o WaR (TWT) apresentou a proposta de desistirmos de ter Fórum para fazermos uma “mega-parceria” entre SWWE e TWT, em que nós tínhamos o Site e eles o Fórum. Na altura, em Agosto, gostámos da ideia, mas decidimos adiá-la para outra altura. Em Dezembro, resolvemos por isso em marcha e assim foi! Mas, devido às “más-vindas” de alguns users do TWT ao users da SWWE, e devido à fraca participação desses “SWWE users” no Fórum do TWT, resolvemos cancelar e voltar a tentar “uma vez mais” a termos Fórum. E até agora tem estado tudo bem, este Fórum já leva 1 mês, esperemos que dure muito mais. Resumindo, não achei a união benéfica o suficiente para a SWWE após estar a funcionar.

- Antes da união com o TWT recebeste convites de outros projectos para uma fusão ou parceria mais íntima? Queres revelar quem?

Nem por isso, nunca recebemos grandes propostas de parceria. Sempre fomos aliados ao TWT, sempre nós demos bem e sempre nos ajudámos em várias actividades.

- Após o que se passou com o TWT, ainda és capaz de te unir, de alguma forma seja ela qual for, a outro projecto que entre em contacto contigo para tal, ou é algo que não tencionas explorar tão cedo ou até nunca mais?

Sou ou não sou, depende das propostas que me oferecerem ou eu oferecer ao outro projecto. A “fusão” com o TWT tinha tudo para ser muito benéfica, mas não o foi, acabou-se com a fusão, continuamos a ser grandes afiliados e parceiros!

- Quais as promoções que assistes com maior regularidade? E já agora. Das que pouco ou nada vês, e gostavas de poder ver, quais são?

O que assisto com mais regularidade é sem dúvida a WWE, sempre foi a federação pela qual mais me interessei e ainda me interesso bastante. Nunca gostei de TNA, é um facto! E gostava de poder acompanhar um pouco mais de ROH, apesar de vez em quando lá ver uma coisinha ou outra. É certo que se não tivesse a SWWE entre mãos, teria muito mais tempo para poder ver ROH, mas prefiro a SWWE! ^^

- Qual a tua opinião sobre o actual produto da WWE e TNA? Qual o lado que actualmente te agrada mais e porquê.

Como já disse, nunca me interessei por TNA, talvez pelo ringue de 6 lados nunca me ter agradado, talvez por achar que a TNA apenas come restos da WWE, talvez por achar que a TNA tenta inovar tanto que acaba por estragar o que tem. Quanto ao “actual produto” da TNA não tenho muito a dizer, pelos ratings parece vir a melhorar. Quanto à WWE, estou satisfeito, a WWE é sem dúvida a maior federação mundial de Wrestling e ninguém pode dizer o contrário. As últimas semanas da RAW e Smackdown falam por mim!

- Vais estar presente no próximo house show da RAW no Pavilhão Atlântico? Se sim, em que local da plateia te poderemos encontrar?

Claro, ainda não perdi um house-show! Fui a um dia da Smackdown (dia 5), na Plateia A, a um dia da RAW (dia 8) também na Plateia A e vou marcar presença na VIP (sector 5) no dia 19 de Abril no próximo house-show da RAW. Se virem alguém com um cartaz a dizer “The Legend Killer” e do outro lado “SWWE”, sou eu! xD

- Já viste algum PPV ou evento de Mixed Martial Arts? Que opinião tens sobre este desporto em rápido crescimento?

Não, a única coisa que vi foi um combate do Brock Lesnar. Mas demorou pouco até fechar o Youtube e voltar ao MSN, SWWE Fórum ou hi5! ^^ Por isso, a minha opinião acerca de MMA não é das melhores…

- Para além do SWWE deves ter mais hobbies. Quais são?

Humm, até que nem tenho muitos, a SWWE é um hobbie tão grande meu e que gosto tanto que nem quero ter outros. Se considerares ir ao cinema, jogar futebol ao fim de semana com os amigos e ouvir música como hobbies, então esses são os meus “outros hobbies”!

- Qual a tua consola de videojogos favorita? E videojogo?

PlayStation 2, é a única consola que tenho. Videojogo favorito, dos que tenho é PES 2008, NFS Carbon e SDvsRAW’07 (ainda não comprei o 2008 xD)! Mas, apenas jogo na consola quando não tenho nada para fazer no PC, ou seja, devo jogar Playstation uma ou duas horas por semana…

- Manténs-te fiel ao Windows XP, ou já migraste para a dor de cabeça que é o Vista?

Fiel ao Windows XP, fiel ao Internet Explorer 7, fiel ao Windows Media Player 10, fiel ao MSN 8.0, fiel ao Corel Paint Shop Pro Photo X (não uso Photoshop). Apenas mexo no Vista num PC de um vizinho meu, quando lá vou a casa… Sempre optei por programas mais simples e rápidos, até porque o meu Pentium III a 1Ghz e 512mb de RAM não dá para mais! xD

- Para além do SWWE, que outros pontos nacionais de wrestling na internet visitas regularmente, e qual a tua opinião pessoal sobre cada um deles?

Comecemos por Blogs, os que mais visito é o Galáxia e o WrestlingNoticias, gosto bastante dos dois, para mim são os melhores Blogs nacionais! Depois, quanto a Fóruns, costumo visitar o TWT e a NGW (que agora é só Fórum), mas não comento muito, é apenas para ver as novidades, gosto mais do TWT como é óbvio, mas a NGW também não é mazita (apesar de todas as rivalidades que a SWWE e a NGW já tiveram)! E agora, terminando com Sites… hum… Não visito nenhum, Sites há poucos ou nenhuns para além da SWWE. Assim, resumindo, para além da SWWE, costumo visitar regularmente o Galáxia, WN, TWT, NGW e dou uns saltinhos ao X Booker de vez em quando.

- Gostaria de ter a tua opinião sincera sobre o que achas dos projectos nacionais de wrestling profissional, nomeadamente a APW e o WP. Qual achas que oferece de momento mais qualidade e visão de futuro. E se quiseres também podes mencionar a NWR.

NWR não me interessa. Quanto à APW e WP, hum… Neste momento prefiro o WP, está com um belo projecto e numa fase de grande evolução. Contudo, a APW tem o seu “historial”, e é sem dúvida a maior federação de wrestling nacional, mas se “não se meter a pau” verá o WP a passar-lhe à frente! Já que estamos a falar de Wrestling nacional, sempre tive uma curiosidade de experimentar.

- Voltando a falar no SWWE em concreto. Está a chegar o segundo aniversário, e na página já tens a Plug para uma semana fora do normal. Podes revelar alguma das iniciativas que vais levar a cabo?

2 anos é realmente um grande feito. Sim, temos planeado algumas “actividades”, entre elas: “SWWE Fed One Night Stand”, será apenas um Show de SWWE Fed, para fazer recordar os tempos em que havia Fed na SWWE! Depois, também deveremos ter um “SWWE Family Reunion”, em que consiste em tentar reunir o maior número de pessoas na SWWE (tanto Site como Fórum) num dos dias dessa tal semana. Em princípio (ainda não está confirmado), deverá haver também um concurso, no qual o vencedor ganhará uma T-Shirt da SWWE (com o logótipo da SWWE estampado)! E aqui ficam as 3 maiores coisas que temos preparado para essa semana e já ficas a saber muito! Para além destas temos mais umas quantas assim em mente, mas nada de muito especial… ^^

- Para terminar quero agradecer-te a disponibilidade e apoio que deste ao Em Ringue, não só para a entrevista, e desejo-te votos sinceros de muito sucesso e muitos mais dois anos de actividade. Se quiseres acrescentar algo ou deixar uma mensagem final agora é a altura certa.

Não tens que agradecer, foi um prazer fazer esta entrevista, pois grande parte dela foi sobre a SWWE! :D Quero também desejar boa sorte com o teu projecto que tenho acompanhado diariamente e que evolua mais! Agradecer também a quem leu esta entrevista e pedir para que passem pela SWWE!

Abraço, Salvador

Etiquetas:


Clica aqui para subscreveres a Feed Em Ringue. Recebes gratuitamente em primeira mão todas as notícias assim que elas saem. Experimenta!Subscreve a Feed Em Ringue

Creative Commons License

Publicado às 14:18:00 por

Comentar // Voltar à página principal

Blogger Salvador escreveu...
É bem!

Vou dar um destaque disto na SWWE!

;)
sábado, janeiro 26, 2008 6:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...
NGW rulla sim senhor
sábado, janeiro 26, 2008 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...
Uau, só disse o que lhe convém, pois das coisas más não falou dele...

Mais recenemente, teve a lata de roubar o melhor colaborador do meu site, sem eu saber (so soube quando ele já estava do outro lado), e não admite que o local onde o viu a escrever foi no WE_Site.

Grande carácter que este sr.tem, e ainda fala de mim, por ter mandado 17 pms de pub :O
sábado, janeiro 26, 2008 10:53:00 da tarde  
Blogger Salvador escreveu...
Vytor, isso é tudo inveja da NGW não ter entrevistas em lado nenhum?

JC23, digo o mesmo...

Epah, fiz uma proposta, o MJ23 aceitou... temos pena! ;)

A entrevista está excelente! ^^
sábado, janeiro 26, 2008 11:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...
Chegaram os Putos mimados que têm que ter sempre razão. SWWE Rulla e a entrevista está exelente.
domingo, janeiro 27, 2008 11:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo escreveu...
Inveja? Naa

Eu estive no teu fórum e saí porque não me sentia bem-vindo, encontrei na NGW o meu cantinho...
domingo, janeiro 27, 2008 4:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...
Hahaha, loool, ta bem ta bem. A entrevista ta bastante porreira, SSWE rulla e NGW sucka! looool hahaha XDD
domingo, janeiro 27, 2008 9:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...
E o Wrestling Fever Salvador? Andas a dormir rapaz.......
terça-feira, janeiro 29, 2008 7:03:00 da tarde